fidenter@fidenterbeneficios.com.br | 85 3244.2036
bclose

7 atitudes comprovadas pela ciência para diminuir o estresse

O estresse já é um antigo conhecido de boa parcela da população brasileira. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto de Psicologia e Controle do Stress (IPCS), aproximadamente 34% das pessoas apresentam níveis excessivos de estresse.

Muitos são os conselhos que essas pessoas ouvem para tentar diminuir a tensão causada pelas tarefas do dia a dia, mas você sabe quais dessas dicas são realmente eficazes e comprovadas pela ciência? Preparamos uma listinha com sete atitudes que vão (finalmente) fazer você conseguir relaxar.

Respire fundo

Inúmeras pesquisas já foram feitas em relação a essa técnica e os resultados são unânimes: respirar profunda e abdominalmente é uma ótima forma de conter os ânimos. Segundo Marilda Lipp, psicóloga e diretora do IPCS, inspirar por cinco segundos e expirar pela boca durante 10 segundos é a forma ideal de oxigenar as células cerebrais e diminuir o ritmo cardíaco.

Estudos publicados pela revista “Complementary Therapies in Medicine” (2006) e pela Revista de Enfermería (2010), a prática de sessões de terapia do controle da respiração podem auxiliar nos tratamentos contra a hipertensão e na diminuição de produção do hormônio cortisol, o hormônio do estresse.

Solte a musculatura

O relaxamento muscular também já foi citado em vários estudos com uma boa válvula de escape para os estressados. Isso porque o estresse causa a tensão não apenas da mente, mas também dos músculos, dessa forma, relaxar a musculatura seria a opção inversa para aliviar o estresse.

Marilda afirma que um excelente exercício para isso é relaxar o corpo em uma cadeira deixá-lo mole como o de um boneco de pano até que você se sinta mais aliviado (a).

Dê um tempo

De acordo com a “British Heart Foundation”, fundação que realiza pesquisas sobre doenças cardiovasculares: “Se você está se sentindo estressado e tenso, ou se você se sente frustrado, bravo ou depressivo, dê um passo para trás”, é o que diz um manual organizado pela instituição para ajudar a população a lidar com os sintomas do estresse. É fundamental que a pessoa saia de perto do evento que está causando a tensão por alguns minutos, procurar outros ambientes por alguns minutos e só depois voltar para resolver a situação.

Faça exercícios

Essa dica não poderia ficar de fora da nossa lista! Os exercícios físicos são excelentes no combate às tensões do cotidiano, pois estimulam a produção de endorfina, o neurotransmissor do bem-estar.

O simples fato de desprender a atenção dos problemas por alguns instantes e focar nos movimentos do corpo já é o suficiente para diminuir o estresse.

Manter o equilíbrio entre a boa forma mental e a saúde do corpo é fundamental.

Pratique meditação

A meditação vem tendo sua eficiência no combate ao estresse comprovada por inúmeros estudos há vários anos. De acordo com uma pesquisa publicada pela revista “Evidence-based complementary and alternative medicine” em 2011, a meditação silenciosa e orientada foi responsável pela diminuição do estresse de trabalho e de sentimentos depressivos em um grupo de 178 pessoas.

Trabalhos manuais

Tricotar: pode parecer uma solução pouco eficaz, mas é exatamente o contrário. De acordo com um estudo publicado no renomado “The British Journal of Occupational Therapy”, em 2013, mais de 3.545 pessoas foram entrevistadas, porém todas com um hábito em comum: o de fazer tricô. O resultado foi impressionante para os pesquisadores: a maioria dos entrevistados relatou que seus níveis de estresse são muito mais baixos quando praticam o trabalho manual regularmente.

Produção de artesanato, costuras, dentre outras modalidades de esforços manuais também são capazes de obter os mesmos resultados no combate aos sintomas do estresse da ansiedade.

Tire uma soneca

Essa é fácil de imaginar, mas a ciência nos ajudou comprovando a eficácia das sonecas durante o dia. Seu efeito é capaz de diminuir o nível estresse e ainda estimular o sistema imunológico, diminuindo os efeitos negativos de noites mal dormidas por causa de tensões.

Para obter esse resulta você não precisa de mais do que 30 segundos de cochilo, sendo o suficiente para estabilizar níveis hormonais e relaxar o corpo.

Compartilhar:

No Comments

Post a Comment