Esqueça os eletrônicos – A primeira coisa a ser feita é se desconectar do mundo lá fora. Desligue todos os seus aparelhos eletrônicos: smartphone, tablet, televisão, computador, dentre outros, são equipamentos que emitem luzes fortes, que por vezes causam dores de cabeça. Essas luzes também diminuem a nossa produção natural de melanina, o hormônio do sono.
Ambiente relax – Nada melhor que dormir em um ambiente limpo e agradável. Manter seu cômodo sempre arejado, com acesso à luz do sol e objetos organizados, além de renovar periodicamente roupas de cama e retirar a poeira do local são atitudes simples com resultados certos para a melhora do seu sono.
Iluminação e ruídos – Se você mora em uma região urbana já deve ter se sentido incomodado com a iluminação da rua que entra em sua casa. O ideal é que isso seja evitado, utilize cortinas grossas que escureçam todo o quarto. Outro problema que muito interfere no seu sono é o ruído externo. Utilize um condicionador de ar, ventilador ou humidificador para criar um som constante que não incomode.
Alimentação também – Olha ela de novo! Uma boa e equilibrada alimentação é o segredo para muitas melhorias nas nossas vidas, o sono é uma dessas. Alimentos leves, de fácil digestão e de grande valor nutritivo são ideais para o consumo antes da hora de dormir. Outra boa opção são os chás, mas escolha sempre os que não possuem cafeína e açúcar, além de não toma-los muito quentes.
Exercite-se – Que praticar exercícios regularmente faz super bem para a saúde nós todos já sabemos, mas lembre-se de realiza-los sempre, no mínimo, duas horas antes da sua hora de dormir. Exercícios aceleram o metabolismo e consequentemente o deixa acordado por um determinado tempo. Além disso, cuidado com a postura e com a escolha de seus travesseiros e colchão.
Crie sua rotina – “Desligar” seu corpo sempre no mesmo horário é importante para que ele entenda que aquele é o momento certo do dia para repor as energias.
E ai? Pronto para se livrar da insônia? Siga nossas dicas e se prepare para noites revigorantes de sono!
No Comments