Fazer exercícios em duplas é uma prática cada vez mais popular.
Prática cada vez mais popular entre amigos e casais, a prática de exercícios em duplas tem se mostrado uma excelente solução para aqueles buscam mais momentos próximos das pessoas queridas e possuem cada vez menos tempo no cotidiano atarefado e também desejam sair do ócio e até mesmo trazer benefícios para a saúde.
Motivação
Alguns estudos mostram a existência de vantagens daqueles que fazem exercícios em duplas ou grupos perante os que fazem sozinhos, apresentando mais energia e estímulo positivo, além da melhora na capacidade de resolver situações em grupo.
Outro fator positivo para os que escolheram a prática coletiva de atividades físicas é o maior comprometimento devido o compromisso assumido com o parceiro e a maior duração na atividade.
Conexão
Um grande benefício resultante da realização dos exercícios em dupla é a conexão criada entre as duas pessoas, já que além de influir no esporte ou modalidade, atinge também o emocional dos envolvidos.
No que refere ao fator físico, os praticantes podem ajudar e monitorar um a outro, acompanhar progressos, corrigir posturas, motivar e animar em casos de dificuldades e ainda diversificar os exercícios.
Contudo, há desvantagens que devem ser levadas em consideração. Caso um dos parceiros esteja bastante concentrado e o outro não, ou se houver qualquer tensão ou uma possível atração entre ambos, a prática pode sofrer distração e acabar prejudicando a dupla.
Competitividade
Os diferentes rendimentos também podem causar uma queda na produtividade da dupla, o que pode limitá-los na hora de atingir novos objetivos. Essa diferença pode gerar conflitos e ainda uma competitividade, característica natural nos esportistas, mas que pode não ser saudável para uma relação.
Dessa forma, o ideal é sempre esclarecer ao parceiro de treinos que não se trata de comparar força ou agilidade, mas sim compreender as diferenças entre os diversos organismos e também seus limites.
Objetivos em comum
Apesar de todos os fatores apresentados, não é simples atingir um consenso em relação às vantagens de se fazer exercícios em duplas. Diversas academias e profissionais de educação física indicam a individualização dos treinos e em diferentes concentrações de esforços para aperfeiçoar os treinos de acordo com necessidades pessoais.
Quando se trata de casais é importante entender que não há algo universal que serve para todos e que são os próprios casais que devem decidir se fazer exercícios também contribui para melhorar o relacionamento.
No Comments