Os diversos tipos de gordura são utilizados livremente pela maioria das pessoas, mesmo que estas saibam o mal que alimentos gordurosos podem fazer a nossa saúde. Contudo, a gordura deve estar presente na dieta e, se consumida da maneira correta, pode até mesmo ser benéfica. Quando combinadas com outros alimentos adquirem nutrientes e propriedades excelentes.
As nutricionistas Andrea Zaccaro e Tânia Rodrigues esclareceram algumas dúvidas frequentes quanto ao consumo de gorduras.
Existem diversos tipos dessas substâncias no nosso corpo e na nossa alimentação, também chamados de ácidos graxos. Estes, por sua vez, podem ser divididos em saturados (presentes em manteigas, leites e seus derivados e carnes em geral), insaturados (de origem vegetal) e em trans (presentes em alimentos industrializados).
Entre esses tipos de gordura, as insaturadas (ou lipídios) são as mais saudáveis e que melhor beneficiam o nosso organismo, sendo responsáveis pelo controle do colesterol e pela prevenção de doenças cardiovasculares.
Os óleos de cozinha disponíveis no mercado são boas fontes de gorduras boas e fundamentais para o nosso corpo, como ômega-3 e ômega-6, por exemplo.
Ainda segundo as profissionais, até 30% das colorias diárias da nossa alimentação deve ser proveniente do consumo dessas gorduras benéficas, não estando estas associadas apenas a questões prejudiciais à saúde.
No Comments