Praticar esportes, artes maciais ou outras modalidades de exercícios físicos exige de nós uma grande dedicação para superar os desafios que essas atividades nos impõem na busca pelos nossos objetivos individuais. Pensando nisso, fizemos uma listinha de seis passos simples para melhorar seus exercícios e motivar você a não desistir deles.
1. Curto e eficaz
Por bastante tempo acreditamos que correr longas distâncias em um ritmo regular era a melhor forma de eliminar a gordura do corpo. Contudo, hoje sabemos que realizar treinos mais curtos, mas com intervalos de intensidade alta é muito mais eficaz na queima de calorias.
Circuitos de treinamento, aulas de ritmo acelerado ou rotinas que intercalam esteira e bicicleta, por exemplo, são maneiras mais efetivas para eliminar a gordura, mas não devem ultrapassar a marca de 30 a 45 minutos. Por ser ainda mais prático, esse tipo de exercício acaba sendo um bom incentivo para os resultados a longo prazo.
2. Esqueça a balança
Perder peso é, para muitos, o único objetivo da prática esportiva. Nesses casos, as pessoas costumam fazer qualquer coisa para emagrecer, chegando ao ponto de ficar com uma aparência pouco saudável. O que essas pessoas não sabem é que o peso e o índice de massa corporal são medidores de saúde pouco confiáveis, e que é muito mais eficaz você analisar toda a sua composição corporal e forma física.
Estimular os músculos com treinos de musculação, corrida, exercícios de ginástica, dentre outros, fará com que você ganhe massa muscular e queime calorias ao mesmo tempo. Dessa forma, seu peso pode até mesmo ficar estável, mas você se sentirá muito melhor, terá menos gordura corporal e vai estar mais saudável.
3. Utilize pesos
É comum imaginarmos que a musculação não é uma estratégia eficaz para a perda de peso, mas não é assim que funciona na prática. Aumentar a atividade muscular do seu corpo aumenta também o ritmo do seu metabolismo, o que fará com que seu corpo queime mais calorias durante o dia. Além disso, exercitar grandes músculos do corpo, como os glúteos, o músculo posterior da coxa e os quadríceps, por exemplo, pode ser uma excelente forma de transformar seu corpo em uma máquina de queimar calorias.
4. Pratique exercícios físicos em grupo
A motivação é um aspecto fundamental para nos manter ativos nos exercícios, logo, nada melhor que praticar esportes com amigos e familiares. A boa companhia é uma das melhores motivações para ajudar você a conseguir se manter firme nas atividades. Modalidades e aulas em grupo também são boas opções para os que rendem menos quando estão treinando sozinhos.
5. Experimente coisas novas
Criar uma rotina de exercícios variada e prazerosa é a melhor maneira de se manter assíduo nos exercícios durante todo o ano. Sabemos que fatores emocionais são grandes responsáveis por nos fazer desistir de uma determinada prática após certo tempo de atividade, por isso, quando se entediar de um determinado exercício mude para outra modalidade.
Lembre-se sempre de que o mais importante é se manter ativo, sem desistir ou parar com os exercícios. Academia, natação, corrida, bicicleta, artes maciais, etc. Vale tudo para não ficar parado.
6. Não acredite em promessas milagrosas
É preciso saber que não existem fórmulas mágicas ou dietas milagrosas para melhorar sua forma física ou tornar sua vida mais saudável. A maneira correta de conseguir essas melhoras é fazendo planos a longo prazo, que possam ser adaptados a possíveis questões de saúde e de condicionamento físico, evitando o estresse do corpo e a saturação dos exercícios praticados.
.
No Comments