Muito tem sido noticiado a respeito da epidemia do chamado Zika vírus no Brasil e que tem se espalhado por todo o mundo.
Os casos de microcefalia associados ao zika vírus, sâo motivo de grande preocupação para o governo e para a sociedade. Trata-se de uma malformação congênita que causa o nascimento de crianças com o perímetro cefálico menor que o normal, prejudicando seu desenvolvimento motor e cognitivo.
A transmissão do vírus ocorre através da picada do mosquito Aedes aegypti, também responsável por difundir os vírus da dengue e chikungunya, de contato sexual, amamentação ou ainda contato sanguíneo.
Gestantes devem se proteger mantendo-se afastadas de locais com grande quantidade de mosquitos, além do uso de repelentes e de roupas que protejam a maior área possível do corpo. Não se esqueça: o Aedes aegypti possui hábitos noturnos, portanto, há maior possibilidade de picadas entre 17h e 9h.
Desde o início do ano de 2016, planos de saúde são obrigados a cobrir testes de resultado rápido para dengue e chikungunya. Apesar da não obrigação dos testes para zika, a doença pode ser diagnosticada por eliminação, quando os testes realizados dão negativos para as duas outras doenças e há grande semelhança de sintomas.
No Comments