Subir na balança é, para muitos, um ritual sagrado na hora de iniciar a prática de exercícios e, dependendo do resultado, pode até mesmo influenciar na motivação e intensidade do praticante. Contudo, apenas o peso não nos fornece uma avaliação geral da composição e do funcionamento do nosso corpo, sendo necessário o uso de novas tecnologias.
A chamada bioimpedância é uma técnica utilizada para detalhar a sua composição corpórea. Detalhes como porcentagem de gordura, músculos, água, peso, índice de massa corporal (IMC) e a taxa metabólica basal (TMB) são revelados e analisados através de um exame não invasivo, sendo um grande aliado caso você deseje mudar seu corpo através da prática de exercícios e reeducação alimentar.
Ou seja, com os resultados da bioimpedância é possível mensurar e otimizar seus treinos e dietas, sabendo exatamente as necessidades do seu corpo que precisam ser supridas para que seu objetivo seja alcançado.
Como é realizada a bioimpedância?
O exame é rápido e indolor. Para isso, o paciente fica deitado e é conectado a dois pares de eletrodos adesivos em sua mão e pé direito. A corrente elétrica ira percorrer o corpo e o computador será capaz de identificar sua composição através das oscilações da corrente. Existem ainda alguns tipos de balanças especiais equipadas com sensores capazes de realizar o exame.
Apesar de ser um método simples, a bioimpedância é contraindicada a pessoas que possuam marcapasso e a gestantes.
No Comments