
É muito comum ouvirmos casos de pessoas que foram a um consultório médico e reclamam da forma como a consulta é conduzida, deixando dúvidas para os pacientes ou a insatisfação pelo tratamento oferecido. Por isso, a exigência pela qualidade dos serviços relacionados à saúde tem sido cada vez maior. Na condição de membro da Aliança Mundial para a Segurança no Atendimento ao Paciente, da Organização Mundial da Saúde, o Brasil tem o objetivo de implantar medidas que melhorem os atendimentos médicos oferecidos.
Dessa forma o Ministério da Saúde vem desenvolvendo esforços para aumentar a eficiência da transparência e da comunicação entre os profissionais de saúde e seus pacientes, acompanhantes e familiares. Também há formas do próprio paciente colaborar com esse fluxo de informações, basta que algumas atitudes básicas e bem simples sejam tomadas para que este saia do consultório sem dúvidas e com o tratamento adequado.
Antes da consulta
Ao decidir se consultar para resolver algum problema de saúde, lembre-se de anotar todos os sintomas que o levaram ao médico. Registre também a intensidade desses sintomas, há quanto tempo existem e se eles são reincidentes.
Caso tenha exames realizados anteriormente, organize-os em ordem cronológica para facilitar a compreensão do seu histórico pelo médico, ajudando-o no seu diagnóstico.
Durante a consulta
O médico deve sempre ser claro ao explicar o caso ao paciente. Este, por sua vez, deve questionar e buscar esclarecer todas as dúvidas que não tenham sido entendidas.
O Ministério da Saúde indica dez perguntas simples que o paciente deve fazer ao seu médico para que o problema de saúde e seu tratamento fiquem bem claros.
Depois da consulta
Após consultar-se, depende de você ser persistente ao tratamento indicado pelo médico. Busque sempre cumprir de forma fiel as medicações orientadas, seus horários e quantidades.
E lembre-se: aproveite sempre a presença de um médico ou outro profissional de saúde e tire suas dúvidas.
No Comments