fidenter@fidenterbeneficios.com.br | 85 3244.2036
bclose

Mindfulness: a meditação contra o estresse

 

Controlar o estresse talvez seja um dos mais conhecidos benefícios da meditação. Não por acaso, médicos e cientistas de todo o mundo vem utilizando modalidades dessa técnica para atingir resultados incríveis com seus pacientes e em pesquisas. O médico americano Jon Kabat-Zinn é um dos responsáveis por popularizar a prática de mindfulness no Ocidente.

Caracterizada por manter sua atenção no corpo e no bem-estar, liberando a mente de qualquer pensamento exterior e focando no seu momento presente de meditação e respiração, a técnica de mindfulness foi estudada pela neurocientista da Universidade de Harvard, Sara Lazar. De acordo com seus resultados, foram necessários 30 minutos de meditação diária, durante dois meses, para reprogramar a imunidade dos 16 participantes da pesquisa. As mudanças puderam ser comprovadas através de ressonância magnética, após um aumento expressivo da densidade de áreas do cérebro responsáveis pela memória, compaixão e controle de estresse.

Outras pesquisas realizadas no Hospital Geral de Massachusetts, nos Estados Unidos, assim como no Brasil, através de uma parceria entre o Hospital Israelita Albert Einstein, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e o Instituo Appana Mind, revelaram que a meditação é capaz de diminuir drasticamente os níveis de cortisol, hormônio associado ao estresse e a doenças cardiovasculares, em apenas dois meses de prática. Com sua mente sempre ocupada com situações cotidianas, o organismo fica em constante estado de alerta. O cortisol funciona como um alarme, que quando ativo por muito tempo, pode causar problemas graves ao corpo. Exatamente por isso é tão importante combater esse mal.

Manter-se tranquilo é uma necessidade urgente dos indivíduos da nossa sociedade. A mente é capaz de ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes, depressão, obesidade e Alzheimer. A meditação mindfulness é uma excelente arma nessa luta diária. Focar no presente e respirar fundo são atitudes capazes de fazer você se dar conta da real dimensão dos problemas e aprender acalmar seu organismo.

Como a meditação reduz a ansiedade

Foco e calma: manter sessões de mindfulness regularmente melhora a comunicação entre as diversas áreas do cérebro. As consequências disso não poderiam ser melhores: nos tornamos capazes de lidar melhor com as dificuldades do dia a dia, aumentando também a tolerância, empatia e compaixão.

Equilibrando os hormônios: já foi comprovado que o cortisol, hormônio do estresse, é capaz de derrubar sua imunidade. O mindfulness é capaz de manter seus níveis hormonais regulares.

Upgrade de imunidade: diminuir o cortisol influencia diretamente na forma de resolver problemas, inclusive os relacionados à saúde. Processos inflamatórios ligados ao diabetes, câncer e AVCs são alguns exemplos de ação do mindfulness.

Compartilhar:

No Comments

Post a Comment