Um novo medicamento para o tratamento de câncer de pulmão foi autorizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e é indicado para pacientes com o câncer avançado ou metastático e também para aqueles que estão tratando melanoma em metástase.
O nivolumabe age através do bloqueio de uma determinada proteína, a PD-1, e possibilita que o sistema imunológico encontre e elimine as células do câncer, sendo o primeiro tratamento imuno-oncológico para esse tipo de câncer disponível no Brasil. De acordo com os estudos realizados com a nova medicação, a sobrevida dos pacientes pode ser até duas vezes àquela proporcionada pelos atuais medicamentos disponíveis atualmente no país.
A imunoterapia busca curar o paciente de determinada doença através de estímulos para o seu sistema imunológico. Apesar de ser uma técnica conhecida há cinco décadas, ela exigiu muito empenho dos cientistas e médicos a respeito do funcionamento do sistema imunológico e, apenas há poucos anos começou a apresentar resultados significativos, quando foi descoberto que a defesa do organismo funciona melhor no combate a tumores se alguns componentes do sistema forem inibidos.
O nivolumabe já tinha sido liberado para uso nos Estados Unidos e na Europa e deverá ser vendido no Brasil com nome de Opidivo, com preço ainda não definido pela biofarmacêutica responsável pela sua produção.
Câncer de pulmão – Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), há uma estimativa de que 28.190 pessoas serão diagnosticadas com câncer de pulmão no Brasil entre 2016 e 2017. Esse tipo de câncer é também considerado como a principal causa de morte pela doença entre mulheres e homens em países desenvolvidos.
No Comments