A música é capaz de fazer bem aos nossos ouvidos e sentimentos. Presente nos nossos sonhos, tristezas e momentos mais especiais, ela compõe, nos seus mais diversos estilos, a trilha sonora das nossas vidas. Vale ainda saber que a música não apenas é benéfica para nosso estado de espírito, como também funciona como terapia comprovada pela ciência.
Um estudo realizado pelo neurocientista americano Daniel Levitin, autor do livro “Este é seu cérebro na música”, pesquisou com cerca de 30 mil pessoas e descobriu efeitos da música sobre a autoestima das pessoas. Segundo Levitin, realizar atividades difíceis ou estressantes se torna menos desgastante se você estiver ouvindo músicas que goste. Além disso, relações familiares podem se tornar mais sólidas e aconchegantes com música no ambiente.
Outro dado que chama a atenção no estudo é que 67% dos entrevistados declararam que intensificam sua atividade sexual enquanto ouvem músicas. “A verdade é que as pessoas podem estar compartilhando uma casa, mas elas não estão compartilhando atenção mútua. E, nesse sentido, a música é capaz de mudar isso, promovendo a união de todos”, disse Levitin.
“Uma das coisas que acontece quando as pessoas ouvem música em voz alta em conjunto é que seus neurônios disparam de forma sincronizada. Ou seja, eles estão disparando na mesma frequência que a pessoa que está na sua companhia. E por razões que não entendemos completamente, isso libera ocitocina (o ‘hormônio do amor’)”, disse o autor do estudo.
Achou pouco? A música ainda ajuda a diminuir a tensão, a fome, as dores e intensifica a produção de serotonina, hormônio do entusiasmo! Agora é só aumentar o som e musicalizar ainda mais a sua vida!
No Comments