
Ter dentes brancos e saudáveis se tornou uma grande demanda estética e de bem-estar psicológico para a maioria das pessoas, mas nem todas conseguem mantê-los claros de forma natural. Uma justificativa bastante comum para o tom amarelado é o consumo de café e cigarros, mas estes não representam todos os casos. Listamos algumas das principais causas desse problema e suas formas de prevenção.
Genética
Em entrevista à BBC Mundo, o presidente do Conselho Geral de Colégios Odontológicos da Espanha, Óscar Castro Reino, esclareceu que a cor dos dentes varia de pessoa para pessoa devido a um importante condicionante genético. Segundo ele existem também doenças congênitas que causam a mudança de cor do esmalte ou da dentina, como a dentiogênese e a amelogênese imperfeita. Há ainda um terceiro fator genético que influi nessa mudança: alterações hormonais e problemas de tireoide.
Comidas e bebidas
Determinados alimentos e bebidas possuem pigmentos capazes de penetrar nos poros dos nossos dentes, mudando sua coloração. Entre os mais conhecidos estão o café, chá preto, chá verde, além de vinho tinto e refrigerante.
Em alguns lugares a água também é um fator que intensifica esse processo devido a grande quantidade de flúor presente. Apesar de ser um agente de proteção contra cáries quando administrado em quantidades adequadas, o flúor pode ser um desencadeador de processos patológicos que prejudicam a saúde bucal da população.
Tratamentos e remédios
O terceiro item destacado na nossa lista como causador do escurecimento dos nossos dentes pode causar um estranhamento. Mas segundo especialistas, enxaguantes bucais e antibióticos também influenciam para a piora do quadro. Tratamentos como obturações e outros que danifiquem a estrutura do dente também.
Tempo e descuido
Não tem jeito! À medida que o tempo passa e nós envelhecemos, os dentes vão amarelando. O desgaste causado ao longo dos anos provoca mudanças em sua estrutura. Por isso a higienização dental correta faz toda a diferença.
Prevenção
O primeiro passo para a prevenção do escurecimento dos dentes é o mais simples. A limpeza correta e constante é fundamental para a manutenção da saúde bucal, além de evitar o consumo excessivo de algumas comidas e bebidas.
De acordo com o especialista, tratamentos caseiros para clarear os dentes podem ser pouco ou nada eficazes, em alguns casos agravando ainda mais o problema. A solução ideal é procurar um profissional que possa diagnosticar os problemas existentes e trata-los da forma correta.
No Comments