Para muitos ganhar massa muscular é sinônimo de ter que levantar muito peso, mas dessa vez pesquisadores canadenses dizem que é possível desenvolver a musculatura com cargas baixas, desde que você aumente o número de repetições até não conseguir mais realizar o exercício. Segundo o estudo publicado no Journal of Applied Physiology, renomado periódico científico, a chave para o crescimento do músculo está na repetição que leva à fadiga e não no excesso de peso.
O estudo realizado na Universidade McMaster, no Canadá, contou com 49 praticantes de musculação, que foram submetidos a testes de saúde muscular, hormonal e de força, aleatoriamente divididos em dois grupos que realizariam treinos diferentes durante três meses.
O primeiro grupo realizou o treino padrão para o aumento da massa muscular. Suas séries consistiam em levantar cargas próximas ao máximo que cada participante aguenta com oito a 12 repetições. Já o segundo grupo recebeu o treino proposto pelo estudo, com cargas medianas a leves para cada participante, contudo variando entre 20 e 25 repetições. Os integrantes de ambos os grupos deveriam realizar três séries de cada exercício e treinar quatro dias por semana.
Os resultados demonstraram que os participantes dos dois grupos ganharam força e volume muscular igualmente, independente do tipo de treino. Contudo, o resultado da nova avaliação hormonal surpreendeu os pesquisadores provando que o aumento do nível de testosterona e do hormônio do crescimento humano (GH) não está relacionado ao aumento a força, como se acreditava anteriormente.
O estudo mostrou ainda que o segredo para o aumento da força está na fadiga muscular, fator que todos os participantes tiveram que alcançar a cada treino para o desenvolvimento de seus músculos.
“Algumas pessoas vão achar que pegar menos peso é muito mais fácil ou menos intimidador, mesmo que elas precisem fazer mais repetições para cansar os músculos e alcançar os mesmos resultados. Elas também podem sofrer menos lesões, embora essa possibilidade ainda não tenha sido testada”, afirma Stuart Phillips, principal autor do estudo.
Atualmente, a recomendação física para quem deseja aumentar sua massa muscular é definir uma carga tolerável e repetir o exercício entre oito a 10 vezes. Os autores do estudo afirmam que a próxima etapa da pesquisa deve ser aplicada em mulheres e pessoas mais velhas para comparação dos resultados.
No Comments