fidenter@fidenterbeneficios.com.br | 85 3244.2036
bclose

Gripe ou resfriado? Saiba com lidar com os sintomas dessas doenças

 

 

Gripar ou pegar um resfriado é sempre um grande incômodo que, na maioria dos casos, não tem como ser evitado. Mas quando isso acontece, existem diversos tipos de tratamentos que prometem nos ajudar a melhorar mais rapidamente.

Apesar dos sintomas parecidos, a gripe e o resfriado são causados por diferentes tipos de vírus: a primeira ocorre por variações do vírus influenza, já a segunda pode ser causada por mais de 200 tipos diferentes. Dessa forma, é fundamental saber diferenciar qual das duas doenças está atingindo você.

A principal característica do resfriado é que ele causa uma grande indisposição e seus sintomas vão aparecer de forma gradual, diferentemente da gripe, que além de ser mais severa e trazer seus sintomas mais rapidamente, ainda pode causar febre.

Para ajudar você a lidar melhor com o desconforto causado por essas doenças, separamos algumas dicas valiosas!

Alimentação

Pesquisadores do Common Cold Centre, da Universidade Cardiff, País de Gales, sugerem que a melhor maneira de se alimentar durante gripes e resfriados é evitando comidas gordurosas e focando nas mais leves e saudáveis, assim você mantém a sua energia alta.

Resistir ou se render?

A indisposição pode se apresentar em níveis diferentes, variando de acordo com a doença e intensidade. A melhor maneira de lidar com ela é respeitando seu corpo, não force seus limites e procure descansar o máximo possível.

Mel e limão?

Chá de limão e mel, dentre outras bebidas quentes não são formas cientificamente comprovadas para o tratamento de resfriados e gripes, mas podem ajudar a aumentar seu conforto térmico momentaneamente e garantir algumas vitaminas capazes de ajudar no quadro geral. A principal recomendação médica é, na verdade, que você se hidrate bastante com água e sucos.

Paracetamol ou Ibuprofeno?

Os dois medicamentos são eficazes contra os sintomas de dores e febre causados por essas doenças e podem até ser conciliados, mas devem ser orientados por um médico quanto à melhor forma de usá-los, além das dosagens adequadas.

Pomadas mentoladas e óleo de eucalipto

Não existem comprovações médicas de que esses produtos agem no combate aos vírus da gripe e de resfriados, mas eles podem oferecer um alívio rápido e temporário para esses sintomas. Passar na região do peito ou fazer inalações com o vapor do óleo diluído pode ajudar a descongestionar o nariz.

Vitamina C e Zinco

Apesar de serem essenciais para a nossa saúde e seus níveis estarem relacionados às infecções virais, consumir em excesso vitamina C e zinco não fará grande diferença para quem já está gripado ou resfriado. Isso porque nosso organismo não consegue absorver grandes quantidades da vitamina de uma só vez e acaba eliminando essa substância na urina. Já o zinco pode ser perigoso para a nossa saúde se consumido em elevadas quantidades.

Antibióticos

Essa classe de medicamentos é indicada apenas para o tratamento de infecções causadas por bactérias, logo são inúteis no tratamento de gripes e resfriados.

Compartilhar:

No Comments

Post a Comment