fidenter@fidenterbeneficios.com.br | 85 3244.2036
bclose

Saiba como adaptar a sua dieta para o calor do verão

O fim do ano vai chegando e com ele os ânimos de muitas pessoas se agitam para conseguir o tão desejado corpo para o verão. Porém, muitos acabam extrapolando os limites do corpo na tentativa de conseguir efeitos milagrosos. Tirar o seu corpo de uma rotina saudável vai gerar um estresse metabólico que vai causar mais danos do que os esperados benefícios, além das grandes chances de acontecer o chamado “efeito sanfona”, onde ocorre o ganho de pesa após a dieta.

Programas alimentares muito restritivos, com deficiência de nutrientes essenciais e poucas calorias são praticamente impossíveis de manter. Dessa forma, é preciso manter uma alimentação saudável.

Como manter uma alimentação saudável e outros hábitos

Não tem jeito! Os cuidados com a saúde precisam ser reforçados no verão, já que as temperaturas elevadas farão seu organismo se desgastar mais para funcionar corretamente. Desidratação, exposição ao sol e a baixa do sistema imunológico são problemas comuns dessa estação do ano. Para isso, preparamos algumas dicas de como manter seu corpo a salvo desse desgaste com o apoio da sua dieta!

Não substitua refeições

Substituir refeições inteiras por apenas sucos, sopas ou shakes não é uma boa opção para o verão. Isso porque os alimentos líquidos não exigem a mastigação, ação responsável pela liberação dos hormônios de saciedade no organismo. Com o aumento das atividades do seu metabolismo, você sentirá fome mais rapidamente.

Hidratação

Considerando que nosso corpo é composto por 70% de água, ficar desidratado não é uma boa alternativa e significa que você não está se hidratando corretamente. Se isso acontecer, é sinal de que sua alimentação está carente de vegetais, frutas e sucos, então inclua esses alimentos na sua dieta.

Alimentos essenciais 

Frutas, verduras, legumes e cereais integrais são ótimos ingredientes para sucos, vitaminas e sopas. Além de hidratar o corpo, são fontes incríveis de nutrientes como vitaminas, carboidratos e minerais. Lembrando que no verão você deve consumir ainda mais água do que os 2,5 litros indicados usualmente devido ao calor.

Sistema imunológico

Poucos sabem, mas a exposição ao sol em excesso pode ser um fator de estresse para o seu organismo. Isso porque as atividades de verão podem subir a temperatura corporal, formando grandes quantidades dos chamados radicais livres e estimulando o corpo a trabalhar mais para funcionar corretamente.

Esses mesmo radicais livres devem ser combatidos com antioxidantes, já que sua atuação desregulada no organismo pode afetar o sistema imunológico e abrir portas para infecções por vírus, bactérias, resfriados, dentre outros. A melhor forma de combater isso com a sua alimentação é com muita vitamina C. Laranja, limão e acerola são ótimas opções. .

Proteção solar

Se proteger da radiação do sol com bloqueadores é essencial. Mas você sabia que é possível complementar essa proteção com uma dieta adequada?

Alimentos ricos em ômega 3 hidratam a pele e tem ação antiinflamatória. Os que possuem bastante ômega 6 também são ótimos hidratantes, isso porque possuem ceramidas, as gorduras que lubrificam a nossa pele. Vitaminas C e E também vão combater o envelhecimento celular.

Incluir chá verde e caqui vai aumentar a resistência da sua pele aos raios solares. Já o espinafre tem ação fotoprotetora, sendo excelente para proteger você da radiação solar.

Compartilhar:

No Comments

Post a Comment