fidenter@fidenterbeneficios.com.br | 85 3244.2036
bclose

Semana mundial de combate ao Alzheimer: como anda a sua memória?

Memoria

Muito trabalho, compromissos, estudos e tarefas domésticas. Todas essas atividades tornam os nossos dias cada vez mais ocupados e essa grande quantidade de afazeres acaba refletindo sobre a nossa memória.

Podemos dizer que memória é a nossa capacidade de guardar informações e experiências e acessá-las sempre que for desejado. Essa capacidade pode sofrer a influência de outros fatores tais como seu humor, nível de consciência, interesse na informação e atenção, por exemplo. Tudo que aprendemos depende da nossa memória.

É muito comum que na terceira idade nossa memória comece a diminuir sua atividade, mas se essa queda dificultar sua autonomia e funcionalidade fique alerto.

As reclamações mais comuns relacionadas ao enfraquecimento da memória são: esquecer nomes de pessoas, falta de palavras durante conversas, esquecer uma informação nova, não lembrar os caminhos que levam a determinado local, dentre outras.

Contudo, a perda de memória também pode estar ligada a algumas doenças neurológicas, problemas do metabolismo, distúrbios psicológicos ou ainda a certas intoxicações. A Doença de Alzheimer é a mais comum das patologias que afetam a memória, sendo caracterizada pela diminuição progressiva da função cognitiva da pessoa, prejudicando atividades sociais e ocupacionais.

Assim, quando os esquecimentos tornam-se mais frequentes e começam a interferir de forma prejudicial no cotidiano, é necessário buscar a ajuda de um especialista. Neurologistas e psiquiatras podem realizar avaliações neuropsicológicas, capazes de estimular o funcionamento cognitivo correto através da criação de novas estratégias para compensar as dificuldades apresentadas. Além disso, o apoio e a orientação familiar são imprescindíveis para a convivência com as novas limitações do paciente.

Que tal começar a exercitar sua memória com atitudes simples que podem fazer toda a diferença?

Temos algumas dicas:

  • Tenha uma alimentação saudável;
  • Pratique atividades físicas;
  • Evite o estresse;
  • Invista na boa qualidade do sono;
  • Estimule atividades mentais, como leitura. Utilize ao máximo sua capacidade mental;
  • Aprenda novas habilidades, por exemplo, estudar um novo idioma;
  • Faça atividades antigas de uma maneira diferente (ex: faça outro caminho para ir ao trabalho);
  • Interaja socialmente.
Compartilhar:

No Comments

Post a Comment